terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Hip... Hip... Hoodai!

O Ingrediente Fantasma de efeitos Miraculosos (nem que seja para efeitos de Marketing)

Foi recentemente publicado um artigo no site do "Indústria de Decepção?" ( aqui ) que aponta para a existência de uma substância diatética proibida pela lei brasileira, o Hoodia Gordonii, no produto Fit.

No site da Agel, e para baralhar a informação disponível, encontramos o seguinte:

http://www.agel.com/products/gel_packs/fit - página de informações gerais do produto:



e http://www.agel.com/pdfs/fitfacts.pdf - página de informações nutricionais do mesmo:



Questões:

1 - Porque é que numa das páginas diz "Now with Hoodia" (Agora com Hoodia) e na outra, na que realmente interessa para alguma coisa, na página que lista os ingredientes e a informação nutricional, não diz nada?

- Será por falta/esquecimento na actualização da informação? Estranho. Actualizam de um lado e não actualizam de outro? Uma empresa que comercializa produtos de saúde? Desleixo?

- Será porque a percentagem de substância activa é tão baixa que não chega para justificar a sua presença nos ingrediente? Estranho. Nesse caso nem valia a pena dizerem que há esse ingrediente - porque é necessária uma "boa quantidade" para que faça efeito, aparentemente, e segundo o que li em sites da especialidade - e será que faz mesmo algum efeito?

- Será golpe de Marketing? A palavra Hoodia está na ordem do dia desde há uns tempos para cá, no que respeita a dieta e emagrecimento (aparentemente, sem qualquer justificação científica).

- Se neste momento diz "Agora com Hoddia", então... e dantes? Porque resolveram agora incluir uma substância polémica num produto que estava anunciado como muito bom anteriormente?

2 - Como vai ser no mercado brasileiro?

- Será que o Fit está comercializado com uma composição diferente no Brasil? Será que não e o produto está mesmo ilegal?

- Como vai a Agel resolver esta questão?

3 - Este ingrediente é perigoso para a saúde?

- A única informação que consegui apurar é que não há qualquer prova científica sobre os seus efeitos reais na saúde dos humanos - nem benéficas, nem prejudiciais, nem não-prejudiciais -, razão que levaram as autoridades sanitárias no Brasil a proibir a sua comercialização em inícios de 2007.

O que a wikipedia tem disponível sobre o assunto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Hoodia_gordonii

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoodia

4 comentários:

gap disse...

Aqui no Brasil esse tipo de denúncia geralmente acaba nos jornais, a tal da NONI foi denunciada numa das maiores redes de televisão, por estar em desacordo com a Anvisa. Acho que a Agel não vai arriscar colocar esse produto com hoodia aqui. Ainda mais agora que a imprensa anda exigindo mais esmero da Anvisa, por causa dos fiascos com leite e soda cáustica recentemente. Se colocarem estão correndo um risco muito grande.

Anónimo disse...

Gap,

Na sequência da vossa denúncia, e na sequência desta minha mensagem, resta esclarecer uma coisa:

Os produtos da Agel,e quanto à composição efectiva, são analizados pela ANVISA em laboratório? ou eles apenas olham para o rótulo e dizem que está tudo ok?

É que esse tal de Hoodia nem aparece no rótulo... e dai... Hmmmm!

Era mesmo bom que a Agel fosse parar aos meios de comunicação social por causa de uma coisa destas ("Tem ou não tem Hoodia?"). Podia ser que a seguir fizessem uma investigação quanto às práticas piramidais que são permitidas dentro do alegado sistema MLM.

Cumprimentos,

Pedro

gap disse...

Olá
Calculo que eles vão além do rótulo, inclusive trocam informações com outras agências de outros paises. Eles não arriscam muito no desleixo, porque a imprensa sempre está em cima da Anvisa, e denunciam sem medo. Tempos atrás, nos inicios do nosso blog, uma senhora chamada Regina, que parecia ser influente na Agel, falou que as autoridades brasileiras tinham visitado os laboratórios da Agel nos EUA, e ela estava acompanhando a visita. Uma coisa curiosa, é que já estão fazendo pré-cadastro da Agel por aqui, e acabei de consultar o site da Anvisa e não encontrei absolutamente nada referente ao termo "agel". Nadinha! Estranho.

gap disse...

Nas comunidades do orkut pró-agel, o Fit está na lista de produtos, e o pessoal anda tão bem informado que não sabem ainda que o produto será barrado pela Anvisa, por causa do Hoodai. Agora uma coisa muito interessante nessa história toda, é que o Fit parece ser um dos produtos mais importantes da Agel, já que serve para perda de peso. Será que vão começar o jogo desfalcados dessa maneira?