...continuação da exposição sobre o "Plano de Compensações"
7 - Comissões de Volume de Equipa
(mínimo 1 caixa por encomenda pessoal do produto)
"Ganhe 10% por mês do total do Volume Comissionável (VC) no nível mais fraco. Pode receber até 25.000 dólares (250.000 VC) por centro de negócios por mês. (Baseado num conceito de dois níveis)"
(nota: passagens a negrito enfatizadas por mim)
Neste tipo de bónus, em específico, interessa diferenciar entre um plano Básico e um plano Executivo, uma vez que cada um deles permite atingir patamares de rendimento substancialmente diferentes. Para variar, não existe documentação institucional oficial disponibilizada pela Agel que nos permita conhecer a maneira como esta diferença é implementada na prática. O plano Executivo não aparece explicado em lado nenhum. A distinção exacta entre os dois planos, no que concerne a este bónus, é uma das omissões mais graves em todo o plano da Agel, uma vez que a confusão instalada na passagem de informação de boca para boca permite distorcer as vantagens oferecidas pelo plano Executivo de tal maneira que o torna muito mais aliciante. A verdade, contudo, pode ser bastante diferente daquilo que anda a ser divulgado.
Quem entra para um plano Básico ganha direito a explorar um centro de negócios, ou seja, algo equivalente a uma "bolinha com duas pernas" no esquema em desenho. Quem entra para um plano Executivo ganha direito a explorar três centros de negócio (três "bolinhas"), cada um com duas pernas.
Até aqui tudo está mais ou menos claro.
O problema vem a seguir: não é informado em parte alguma como podemos distribuir os centros de negócio ao longo da rede (se têm de estar todos juntos ou não), nem quando podemos efectuar a abertura de todos eles (se logo de início, ou se temos de esperar até que sejam atingidos 250.000VC nas pernas do primeiro), indicações que fazem toda a diferença para quem pretende decidir para que plano é que entra. Para agravar a situação, a informação que existe disponível, e que anda por aí espalhada, é contraditória: aquilo que está em algumas apresentações em papel/powerpoint feitas por membros é uma coisa, Randy Gage explica no vídeo outra coisa diferente, e aquilo que eu ouvi num dos ABB's, da boca de Bruno Grilo, é ainda outra.
Mais: quando e se os três centros estiveram activos, será que para recebermos bónus resultantes de todos eles temos de fazer uma encomenda mínima por cada um?
Tal como sucede com o "bónus executivo", da resposta a estas questões depende a conclusão de valer ou não a pena investir de início no plano Executivo (pois temos sempre hipótese de mudar mais tarde, mesmo pagando o valor total).
Mas vamos por partes.
Como funcionam as "Comissões de Volume de Equipa" para um plano Básico
Como já foi explicado por alto na mensagem anterior, aquando do fecho do mês, um membro ganha 10% do total de Volume Comissionável gerado pela sua perna mais fraca. O Volume Comissionável, ou VC, é originado por todas as compras feitas por membros colocados no downline, quer seja por conta da encomenda inicial (as tais 4 ou 16 caixas de gel), quer seja por conta de compras normais em meses posteriores ao da entrada na rede. Segundo o regulamento, para receber o bónus um Membro tem de fazer uma encomenda mínima de 1 caixa de produto nesse mês, o equivalente a 72€.
Exemplo 1: O Bruno recrutou o José (plano Básico), a Ana e o Pedro (ambos plano Executivo) em determinado mês, e colocou-os na rede conforme a figura. Não havendo mais inscrições até final desse mês, a receita final, no que respeita a este prémio, é 10% de 500VC = 50VC = 50$ = 33€
Exemplo 2: No mês seguinte entram para a rede o Joca (Executivo), a Maria (Básico), o Mário (Básico) e a Sara (Básico). O José, a Ana e o Pedro fazem uma encomenda de 1 caixa de gel. A perna esquerda do Bruno, beneficia ainda de um acréscimo de 125€, que resulta da diferença em valor absoluto entre as pernas mais forte e a mais fraca, vinda do mês anterior. A receita final deste mês é 10% de 425VC = 42,5VC = 42,5$ = 28,3€.
Exemplo 3: No mês seguinte não entra ninguém para a rede. Todos os Membros no downline do Bruno fazem uma encomenda mínima de 1 caixa de gel. À semelhança do mês anterior, há lugar a um acréscimo de VC na perna esquerda e a perna direita volta a ser a mais fraca. Receita final = 13,3€
Exemplo 4: No mês seguinte volta a não entra ninguém para a rede. A Ana resolve não fazer nenhuma encomenda e o José encomenda 2 caixas de produtos. Receita final, outra vez da perna direita = 10€
Subtraindo a estas receitas a despesa de 1 caixa, temos que nenhuma destas situações gera lucro.
Exemplo 5: Num mês em que não haja entradas de novos membros, e em que todo o downline faça uma encomenda mínima, podemos observar que as cinco últimas camadas da rede, mesmo totalmente preenchidas, não atingem VC suficiente para gerar uma receita acima da despesa (que é de 72€, e que é obrigatória para se receber este bónus).
A quantidade mínima de membros necessários na perna mais fraca (significando que a mais forte teria de ter pelo menos igual número), com todos a encomendarem 1 caixa, teria de ser de 22 membros = 1.100VC = 110$ = 73,3€. Com a taxa de câmbio a 1.2, mesmo assim, teríamos de ter 18 membros na perna mais fraca = 900VC = 90$ = 75€. Em qualquer caso, haveria lugar ao início do preenchimento de um sexto nível hierárquico, abaixo dos outros cinco. São sempre 5 níveis hierárquicos que ficam em situação de prejuízo. Dois a mais do que aquilo que mencionei na primeira análise que fiz - o que aumenta a percetagem final de perdedores.
Desta simples análise pode-se também constatar outra evidência: pelo menos metade dos inscritos nunca ganhará dinheiro à conta deste bónus, uma vez que são sempre necessários dois Membros activos, um e cada perna, para gerarem um mínimo de receita.
Finalmente, uma nota de alerta para mais uma possível omissão descarada na documentação: a Agel não paga "Comissões de Volume de Equipa" a quem não tiver recrutado ninguém, mesmo que existam membros activos no downline (que tenham sido recrutados por outros Membros do upline). A ideia de que se pode entrar para a Agel e ficar de braços cruzados, à espera que o nosso upline enfie pessoas na rede, está errada. Não funciona dessa maneira. Há que ter pelo menos um Membro recrutado directamente. A Agel sabe desta situação, sabe que há esta omissão no plano, há pelo menos 5 meses e aparentemente nada fez para corrigir a falha e/ou emendar o enunciado. Havia inclusivamente uma explicação deste assunto num documento oficial no site a empresa, respeitante a 2007, e que entretanto foi retirado de circulação.
Como funcionam as "Comissões de Volume de Equipa" para um plano Executivo
Na verdade, não sei. Faço uma ideia, mas não tenho a certeza. Os factos são os seguintes: a) não há informação institucional oficial sobre o Plano Executivo, b) as apresentações/explicações que estão disponíveis na Internet, em vários sites e meios, são contraditórias, c) não conheço ninguém que tenha conhecimento de causa verdadeiro que me possa facultar de forma credível e verificável os dados requeridos (as pessoas que conheço na Agel não sabem, ou então sabem e não me querem dizer) .
Deixo aqui duas hipóteses, sendo que é bastante provável que uma delas seja verdadeira.
Hipótese Número 1 - Dos três centros de negócio que um Membro Executivo ganha o direito de explorar, um deles abre logo de início, tal como sucede no Plano Básico, e os outros dois só abrem quando as pernas do primeiro atingirem 250.000VC (ou seja, no dia de São nunca à tarde, mesmo à tardinha, já como a noite a espreitar o horizonte). O que isto quer dizer na realidade é que para efeitos de "Comissões de Volume de Equipa", o Plano Executivo é igual ao Plano Básico até um Membro ter conseguido um downline de umas 5.000 pessoas em cada perna...
Como podemos ver na imagem, apesar de haver três centros de negócio atribuidos ao Bruno, ele não consegue abrir o segundo nem o terceiro logo de início. Neste exemplo, e como apenas o centro 1 está a funcionar, a perna mais fraca é a esquerda, com 750VC o que dá direito a 75$ no final do mês.
Hipótese Número 2 - Os três centros de negócio podem ser utilizados logo de início. Tomando por base o exemplo dado no número 1, a distribuição de pessoas na rede pelo Bruno seria radicalmente diferente, e o dinheiro a ganhar seria também calculado de outro modo. Ora vejamos:
Neste caso temos três contas diferentes para fazer. O Bruno terá: 1) 250VC na perna mais fraca do terceiro centro de negócios (constituido pelas compras da Maria e do Mário); 2) 500VC da perna mais fraca do segundo centro de negócios (constituido pelas compras do Pedro); 3) 750VC do primeiro centro de negócios, que é calculado tal e qual como no exemplo anterior. Em suma, temos 250VC + 500VC + 750VC = 1.500VC = 150$ no final do mês.
Os valores que coloquei nos exemplos dizem respeito a encomendas do pack inicial, mas estes efeitos são os mesmos quando considerarmos as encomendas mensais. E não devemos esquecer essa outra importante dúvida: em caso de termos três centros activos, quantas caixas de produto teremos de encomendar por mês para podermos receber bónus de todos eles? Se forem três caixas, uma por cada centro, o que temos na prática é uma duplicação nas receitas e uma "triplicação" nos custos...
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É minha convicção que a hipótese 2 anda a ser promovida (porque é muito mais aliciante, e porque é dos resultados dela que surge o interesse em investir no Plano Executivo), mas que é a hipótese 1 que é oferecida na realidade. Num dos ABB's que assisti, o próprio Bruno Grilo explicou este plano sem entrar em muitos detalhes, mas uma das coisas que fez foi expandir as pernas do primeiro centro de negócios até aos 25.000$ e só então abrir os outros dois. Já Randy Gage propõe uma coisa diferente algures na apresentação em vídeo: que os centros dois e três sejam abertos algures pela rede abaixo, ou seja, não directamente ligados ao primeiro. Esta solução, contudo, parece entrar em conflito com a única referência existente no contrato a respeito do Plano Executivo, e que passo a citar:
"1.7 Financial Center. An income earning position that is registered to a Team Member with the Company. Also referred to herein as a distributorship. A Team Member has the choice of registering one (1) or three (3) Financial Centers. Three (3) Financial Centers is referred to as a “Tri-pack” and includes one (1) Financial Center that has two (2) other Financial Centers placed under it on the same level."
Mais tarde, na explicação detalhada que faz do bónus de "alavancagem", Gage apresenta os três centros de negócio todos juntos novamente, e abre o segundo depois de atingidos os 250.000VC no primeiro, e o terceiro depois de atingidos 250.000VC no segundo...
Fico com a sensação de que ele se enganou na primeira explicação.
"1.7 Financial Center. An income earning position that is registered to a Team Member with the Company. Also referred to herein as a distributorship. A Team Member has the choice of registering one (1) or three (3) Financial Centers. Three (3) Financial Centers is referred to as a “Tri-pack” and includes one (1) Financial Center that has two (2) other Financial Centers placed under it on the same level."
Mais tarde, na explicação detalhada que faz do bónus de "alavancagem", Gage apresenta os três centros de negócio todos juntos novamente, e abre o segundo depois de atingidos os 250.000VC no primeiro, e o terceiro depois de atingidos 250.000VC no segundo...
Fico com a sensação de que ele se enganou na primeira explicação.
De qualquer forma, todos os cálculos e representações do Plano Executivo que tenho visto em sites de membros Agel apontam para a hipótese 1, sem nunca entrarem em explicações detalhadas (ou apresentam gráficos sem valores, ou não apresentam gráficos e apresentam valores em que apenas um dos centros gera dinheiro).
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Próximo Artigo - última parte dedicada ao Plano de Compensações: o "Bónus de Alavancagem".
1 comentário:
Sim senhor.
Muito bom mesmo.
Caro Pedro ajude-me aqui por favor.
Na sua opinião existe alguma empresa a operar nesta indústria que seja legítima, ou são todas assim?
E a haverem legítimas, quais são e o que leva a serem legítimas?
Cumprimentos
Alfredo Rodrigues
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