quinta-feira, 12 de junho de 2008

Explicação do negócio Agel - parte VII

... conclusão da exposição sobre o Plano de Compensações

8 - Bónus de correspondência equilibrada ou de "alavancagem"
(mínimo 2 caixas por encomenda pessoal do produto)

"Gestores e cargos superiores recebem uma percentagem das Comissões do Volume de Equipa dos membros da equipa até à 7ª geração na árvore de inscrição. Cada membro da equipa patrocinado pessoalmente, colocado em qualquer nível da sua empresa, é considerado a sua 1ª geração. Subsequentemente, quando um membro da equipa patrocinado pessoalmente patrocinar um novo membro, esse membro da equipa é da 2ª geração e por aí em diante."


Este é o prémio eventualmente mais difícil de entender para quem nunca ouviu falar na Agel embora não seja, depois de bem explicado, nada de muito complicado, como vamos ver de seguida. Apesar de ser talvez o bónus mais espectacular (se é que lhe podemos chamar assim) em todo o plano de compensações, é dos que fazem parte do grupo de "acesso restrito", disponível apenas a quem atinge uma quantidade razoável de VC na perna mais curta. Mais de 99% dos inscritos nunca verá nas suas contas bancárias um tostão originado por esta recompensa.

Para efeitos de cálculo, o Bónus de Alavancagem vai beber directamente às contas feitas para o Bónus de Volume de Equipa; põe de parte os conceitos de perna esquerda e de perna direita; e passa a considerar a linhagem de recrutamento directo de Membros, que estabelecem entre si uma relação análoga a uma família, com filhos, netos, bisnetos, e etc. por aí fora, até ser atingida a sétima geração de descendentes. Adicionalmente, para o receber, um Membro tem de encomendar 2 caixas de produto nesse(s) mês(es) - o equivalente a 130€.

Imaginemos a seguinte situação:


Os círculos a azul representam os Membros que o Bruno recrutou directamente, ou seja, os seus filhos, a sua 1ª geração. Os círculos verdes representam os Membros recrutados directamente pelos filhos do Bruno, pelo que serão os seus netos, a sua 2ª geração. Os círculos laranja, no seguimento do raciocínio anterior, serão os Membros recrutados directamente pelos seus netos, e a sua 3ª geração. Os círculos a branco representam membros que foram recrutados por alguém no upline do Bruno, e como tal não fazem parte da sua família. Este esquema apresenta um ponto de vista semelhante à reprentação do Bónus de Volume de Equipa, e terá de ser reajustado para melhor entendermos o Bónus de Alavancagem:


A Partir daqui tona-se mais fácil de entender a coisa. O Bruno, consoante a posição institucional que atingiu na rede, vai ganhar ums percentagem sobre os ganhos da sua família no que se refere ao Bónus de Comissões de Volume de Equipa (explicado na mensagem anterior). No caso concreto, o Bruno atingiu o nível de Gestor, com 2.000VC na perna mais curta, e segundo a tabela seguinte, vai ter direito a receber 25% daquilo que cada um dos filhos tiver ganho no Bónus de Comissões de Volume de Equipa, mais 8% daquilo que cada um dos netos tiver ganho no Bónus de Comissões de Volume de Equipa, mais 8% daquilo que cada um dos bisnetos tiver ganho no Bónus de Comissões de Volume de Equipa, e ainda teria direito a 8% da sua quarta geração, se a houvesse. O Joca e a Nádia não entram para os cálculos deste prémio. Portanto quantos mais Membros o Bruno tiver conseguido recrutar, mais efeito de alavanca é proporcionado por este bónus, criando-se uma espécie de progressão geométrica na curva de rendimentos.

NOTA: os ganhos percentuais deste bónus derivam dos ganhos finais das gerações abixo, e não das respectivas pernas mais fracas. Por exemplo, se o José (filho do Bruno) tiver 1.000VC na perna mais fraca no final de determinado mês, ele vai receber 100$ e o Bruno 25% desses 100$ = 25$ (e não 250$).


(click to enlarge)

2000VC na perna mais curta é o valor mínimo que dá acesso a este nível (Gestor) e a este prémio, que para ser atingindo exige de um Membro que tenha à volta de 40 Membros na perna mais curta, num mês em que não hajam novos inscritos e em que toda a gente efectue uma encomenda mínima. Em contas por alto, isto diz-nos que uma em cada 80 pessoas tem acesso a este bónus.

(mas... então eu ali em cima disse que 99% nunca ganharia nada com este prémio e agora estou a falar em 1 em cada 80?????)

Certo, as regras foram "ligeiramente ajustadas" pela Agel sem apelo nem agravo, neste mesmo mês de Junho de 2008.

Com as novas regras (ver tabela abaixo), o cenário muda de figura. Os níveis de Gestor e de Gestor Sénior deixaram de entrar para os cálculos deste bónus, e agora é necessário ser Director e ter 10.000VC na perna mais curta para o receber, algo como 200 membros, 400 no total das duas pernas. Façam agora as contas às percentagens, por favor.

(click to enlarge)

E não foi só isso que mudou. Se repararem bem, os valores de percentagens foram todos alterados para menos, e muitos deles até eliminados. Logo para o cargo de Director, onde antes havia quatro gerações de membros a considerar, neste momento há apenas uma.

Lembro-me de, no início do ano, ter lido algures num site de um Membro da Agel que novos Bónus estavam para ser lançados, só para o nível Executivo, para espicaçar o interesse na rede... seis meses depois, está à vista o resultado - nada de bónus novos e uma diminuição drástica na abrangência do outrora "estrela da equipa" bónus de alavancagem.

---

Próximo artigo: como tudo se conjuga no final - a rede em crescimento - início dos cálculos para as percentagens finais de sucesso e de insucesso.



3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Ainda bem que existem pessoas que se dão ao trabalho de informar os mais incautos.
Não aderi a nenhum esquema destes e espero, sinceramente, que nenhum "amigo" decida bater à minha porta com este magnífico negócio.
Quer dizer, até gostava, pois ia ser uma longa noite... muita conversa, muito interesse e no fim acho que seria ele que iria ficar batido pelo cansaço...

Boa Luta...

Edgar

Pedro Menard disse...

Caro Edgar,

Obrigado pela mensagem.

Este tipo de esquema só é magnifico enquanto alguém não calcular e apresentar as contas reais e enquanto houver um desconhecimento generalizado por parte da opinião público (e mesmo assim...).

O problema dos "amigos" é uma questão séria, principalmente quando estes já entraram e não conseguem ouvir opiniões contrárias. Mesmo quando explicadas as coisas por A+B, a conversa tenderá sempre para a um "ok, já vi que não percebeste o negócio, tenho pena, é uma oportunidade que perdes." Ficamos sempre com aquela sensação de que eles entendem os nossos argumentos mas não podem/querem dar parte fraca.

Tal como referi no primeira mensagem, considero que há três grande forças que impulsionam o crescimento destas redes: 1 - a ignorância generalizada das pessoas (quanto a conceitos e consequências sócio-económicas), 2 - a ganância, 3 - o factor "família e amigos" (a proposta, na maior parte dos casos, virá de gente que muito estimamos).

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bom dia,

a sua apresentação está desatualizada. Hoje a Agel disponibiliza este bonus a partir do nível de Supervisor (1.000 CV)pagando 10% para a primeira geração e 7% da segunda à sétima. O percentual para a primeira geração pode crescer até 50% a medida que a pessoa sobe de nível.