sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Agel na revista Sábado

A revista Sábado (http://www.sabado.xl.pt/) desta semana, 09/05/2008, publicou uma reportagem sobre a Agel, e sobre o evento de abertura da empresa em Portugal, realizado no Campo Pequeno nos dias 2 e 3 de Maio passados.

(click nas imagens para aumentar)

(click nas imagens para aumentar)



Quanto ao conteúdo, considero-o de certa forma algo gozão, isento de radicalismos, pouco aprofundado na pesquisa feita acerca da lei, e algo parcial na cobertura de opiniões que faz. Difunde alguns casos de sucesso e de optimismo e não fala da "outra parte". dos que fracassaram ou desistiram. Em contrapartida, o cepticismo do próprio repórter contra balanceia estas opiniões.

É mencionado um representante da PJ (incógnito), que diz que "a Agel não está sob suspeita", mas de qualquer forma que é necessária uma certa cautela com estas redes de MLM e com os eventuais esquemas em Pirâmide, onde 99% dos inscritos perdem dinheiro.

A ASAE e a DECO não aparecem mencionadas no artigo.

Uma última nota. Acerca dos popós oferecidos no evento: um Mercedes e um Volvo????? (carros que se vêem aos milhares por aí nas estradas). No patamar de rendimentos em que os agraciados estão, e depois de tudo aquilo que já fizeram em Portugal pela Agel, a empresa tinha obrigação de lhes entregar de Porsche para cima... nem nas demonstrações (públicas) de apreço a Agel faz as coisas como deve ser.

4 comentários:

Renata disse...

Pedro

achei o jornalista bem cético com relação ao que presenciou.

Abraços

Renata

Pedro Menard disse...

Renata,

De facto, o jornalista parece gozar um bocado com a situação, colocando-se muitas vezes numa perspectiva de incredulidade / cepticismo, que expressa de forma algo irónica.

A parcialidade aparente que mencionei na mensagem (o "não mostrar da outra parte") é bastante compensada por esse olhar quase acusatório, ridicularizador e extremamente cínico sobre Agel.

E o mesmo se passa em relação às palavras do representante da PJ, quando aconselha cautela e afirma que 99% das pessoas podem perder dinheiro nos esquemas em pirâmide...

Apesar do artigo não corresponder às minhas expectativas, em termos de investigação séria sobre o assunto, ainda assim é um texto que pode contribuir para alertar os eventuais interessados em ingressar na empresa para a existência alguns pormenores menos claros.

De resto, os chavões do costume frequentemente utilizados no MLM, estão todos lá: "atreva-se a sonhar", "AGEL é pra todo mundo, mas nem todo mundo é pra AGEL", "oportunidade de ouro não aparece todos os dias", etc... (os mesmos que são utilizados nos esquemas em pirâmide, basicamente).

Cumprimentos.

Pai2 disse...

Caro Pedro, sem querer questionar a sua opinião, que como pessoal que é nunca pode ser questionada, a Agel ñ é um esquema de pirâmide e quem o afirma, fá-lo por uma de duas razões: Desconhecimeno ou apenas por gosto em dizer mal de algo que pessoalmente não aprova. Um esquema de pirâmide, não oferece um produto, ao contrário da Agel, onde as pessoas compram um produto e o consomem. Num esquema de pirâmide, que entra depois nunca ganha mais do que a pessoa que o recrutou, na Agel não é assim e são inúmeros os casos em que isso acontece. Os ganhos obtidos na Agel devem ser tributados em sede de IRS e para isso a Agel entrega no final do ano uma declaração de pagamentos, coisa que não existe numa pirâmide. A Agel está registada na Direct Sales Association, tem certificados para os seus produtos (inclusivamente da FDA) e tem os seus produtos com prémios ganhos nos estados unidos.
Embora o conceito seja parecido com o da Herbalife, os membros Agel não precisam de andar a vender produtos, pois é um marketing de consumo e não de vendas. Eu consumo o produto, gosto dele, divulgo a quem quero e ganho dinheiro com isso. Nada mais simples.
A questão do "quem nada fizer, fica a ver navios", penso que é como tudo na vida. Se no seu emprego diário, voçê nada fizer, se pouco se esforçar, os resultados não aparecem e o que geralmente acontece é que se é despedido. Se trabalhar bastante, a empresa agradece-lhe e dá-lhe um aumento no final do ano ou um bónus, que geralmente fica aquem das expectativas.
Tantas pessoas falaram o mesmo da Herbalafi ou da Amoey e no entanto, são empresas com 30, 40, 50manos de existência, com milhões de consumidores em todo o mundo e com tanta gente a ganhar dinheiro.
Como tudo o que é inovação, provoca polémica e atrai todo o tipo de pessoas, as que querem entrar e melhorar a sua qualidade de vida e as que preferem continuar com a sua vida pacata, atacando quem ousa fazer algo por si próprio. Eu fiz o mesmo quando me propuseram herbalife por várias vezes e hoje penso que deveria ter feito diferente, mas... devemos aceitar quem pensa de maneira diferente.
"A indecisão é o maior ladrão de oportunidades". (Jim Rohn)
Eu sou Agel.

Pedro Menard disse...

Caro Pai2,

Estará na disposição de manter uma conversa/discussão educada e serena em torno dos assuntos que foca no seu comentário?

Quase todas as pessoas que aparecem por aqui a criticar os meus pontos de vista nunca mais aparecem depois de eu lhes responder. É

O Sr. afirma: "a Agel ñ é um esquema de pirâmide e quem o afirma, fá-lo por uma de duas razões: Desconhecimento ou apenas por gosto em dizer mal de algo que pessoalmente não aprova."

Creio que não estou nem numa nem noutra situação, mas convidava-o a ler alguns artigos deste blog antes de avançar com mais explicações, que porventura serão redundantes em relação a tudo o que eu já disse para trás.

Leia os seguintes artigos, publicados anteriormente neste mesmo blog:

1 - "Pirâmides, Ponzis e outras aves raras" (Janeiro/08) :
http://esgotocapitalista.blogspot.com/2008/01/o-que-uma-pirmide-e-outras-coisas.html

2 - "A Agel é uma pirâmide ilegal" (Março/08):
http://esgotocapitalista.blogspot.com/2008/03/agel-uma-pirmide-ilegal.html

3 - "Não é uma pirâmide!!!" (Março/08):
http://esgotocapitalista.blogspot.com/2008/03/no-uma-pirmide.html
Cumprimentos

4 - "A Corrupta DSA" (Abril/08):
http://esgotocapitalista.blogspot.com/2008/04/corrupta-dsa-direct-selling-association.html

Sugiro-lhe ainda que estude bem o assunto "Esquemas em Pirâmide". O que são, que formas podem tomar, e quais são os identificadores que nos permitem distinguir entre um sistema legítimo e um esquema fraudulento. Perceba como funciona uma pirâmide que utiliza produtos para esconder a falcatrua.

Creio que podermos conversar muito melhor depois de ter abarcado estas informações que lhe proponho. Não me entenda mal: eu não estou em desconhecimento de causa e não estou a criticar a Agel apenas porque não aprovo. É verdade que não aprovo, mas não é uma mera questão de gosto pessoal ou opinião.

Fico a aguardar que me diga alguma coisa.

Cumprimentos.