segunda-feira, 12 de maio de 2008

O futuro deste blog

Numa altura em que me chegam informações concretas, por várias fontes diferentes não relacionadas, do abrandamento na expansão da rede Agel, e da desistência massiva de distribuidores em Portugal (será isto o princípio do fim?); e numa altura em que a minha disponibilidade efectiva em termos de tempo para dedicar a este assunto está abaixo de zero, é importante delinear aquilo que pode ser esperado deste blog nos tempos vindouros. Os assuntos que ainda tenho em "carteira", por publicar, já são poucos. Espero ter tudo concluído e publicado num espaço de dois a três meses a contar desta data.

Salvo para eventuais notícias sobre a Agel que surjam entretanto na imprensa ou noutros locais dedicados (e que continuarei a publicar no futuro), o "Esgoto do Capitalismo" aproxima-se do seu termo. Os objectivos primários estão essencialmente cumpridos (a apresentação de opiniões credíveis sobre a (i)legalidade do negócio, a denúncia tipificada de uma boa parte das falácias utilizadas pela empresa, e a explicação detalhada, suportada por argumentos verificáveis, dos conceitos em causa).

Eis o que falta:

1 - Publicação da reportagem da revista Sábado dedicada à Agel (daqui a uma semana, quando novo número surgir nas bancas). (1 artigo em perspectiva)

2 - Um olhar "panorâmico" sobre o mundo do MLM, actual e passado, com a exposição de alguns marcos importantes em termos de casos polémicos relacionados com esquemas em piramide. O caso da FTC VS Amway de 1979, e que serviu para ilibar a empresa com base num falso pressuposto, será um ponto de partida (ou eventualmente o da Koskot Interplanetary, Inc.) . (1 artigo em perspectiva)

3 - Explicação detalhada sobre o modo de funcionamento da rede Agel, com destaque para a análise simplificada do plano de compensações (que será aqui explanado como em nenhum outro local, nem mesmo em sites de membros/distribuidores), e para a tradução de alguns trechos importantes presentes no contrato. (3 artigos em perspectiva)

4 - Resumo, por tópicos e ordem de importância, das situações mais comprometedoras / enganosas na rede Agel, e que é uma velha promessa e uma boa maneira de fechar o pano. (1 artigo em perspectiva)

5 - Índice temático do Blog - com links directos para os artigos mais importantes.(1 artigo em perspectiva)

3 comentários:

Renata disse...

Pedro

Obrigada pelo serviço pró consumidor prestado até o momento. Espero que os resultados sejam satisfatórios.
Pode contar comigo, para o que for necessário.

Abraços (de Brasil para Portugal)

Renata

Rodolfo Sousa disse...

Muitos parabéns pelo trabalho exemplar de luta contra a ganância sem limites éticos. Boa sorte para o resto do trabalho!

Pedro Menard disse...

Obrigado, Sr. Rudolfo.

(à Renata já nem agradeço porque ela sabe o que é que eu penso)

Pode esperar durante as próximas semanas a exposição final de tudo aquilo que é ocultado deliberadamente pela Agel.

Depois, quando tiver terminado todas as matérias em causa, toda esta informação será "compilada" e enviada num único documento para a ASAE, DECO e Instituto do Consumidor.

Neste momento, só quem não quer ver o óbvio, ou quem está a ganhar dinheiro à custa do esquema, é que defende esta empresa.

Cumprimentos