domingo, 18 de maio de 2008

Explicação do Negócio da Agel - parte I

Nota introdutória

Foi há seis meses que pela primeira vez me aventurei a tentar explicar o funcionamento do modelo da Agel, o mecanismo de expansão da rede e o seu famoso e "fantástico" plano de compensações (com "8 possibilidades diferentes de ganhar dinheiro"). Na altura, a minha abordagem revelou-se desastrosa em todos os sentidos. Por um lado, ao não estar devidamente informado acerca das regras do negócio (muito por culpa das pessoas que me aliciaram a entrar na rede, que também pouco percebiam ainda do assunto e muitas ideias erradas me passaram, julgando trata-se da "verdade") utilizei cálculos de valores que não existiam e passei por cima de outros de fundamental importância (a explicação e utilização do(s) VC, por exemplo). Por outro lado, nunca consegui ficar esclarecido através das explicações fornecidas nos sites da companhia ou dos seus distribuidores. A informação pura e simplesmente não estava disponível, de forma suficientemente clara e perceptível, em lado algum.

Podem ler esse meu desastrado texto aqui. Não se guiem por ele, contudo. As informações que vão ler de seguida, ao longo dos próximos posts, estão bastante mais próximas da realidade, para além de muito mais completas, diversificadas e esclarecedoras. Ironicamente, depois de uma análise mais criteriosa, verifico que os números estatísticos são ainda piores do que os que inicialmente divulguei. Na Agel, sem contar com eventuais desistências e rotatividade de membros, e olhando para as coisas de uma perspectiva meramente económica, temos uma taxa de insucesso/falhanço a rondar dos 97%. Apenas 3% dos membros rede, na melhor das hipóteses, virão alguma vez a ter lucro. São números provados matemáticamente - não há como escapar deles.

Voltando à disponibilidade de informação sobre o funcionamento da rede e do negócio, seis meses volvidos e o panorama não mudou nada. Continuamos quase às escuras acerca de muitos detalhes implícitos no plano. Os textos explicativos que encontramos espalhados na Internet são meras cópias uns dos outros, e não há ninguém realmente interessado em revelar o que quer que seja de forma rigorosa. A ocultação deliberada de determinadas informações é benéfica para a Agel, uma vez que muitos membros só descobrem a verdade quando já estão dentro da rede, quando tropeçam nela, quando são pessoalmente lesados, e quando nada podem fazer para voltar atrás (resta-lhes encolher os ombros e assumir que a culpa foi deles). Creio que alguns "pequenos" pormenores, sabidos de antemão, antes da inscrição, seriam suficientes para mudar a escolha de eventuais candidatos a membro de um "sim" poucou convicto para um "não!" esclarecido.

O tão fantástico "Plano de Compensações"(o tal que foi construído a partir de uma selecão dos melhores prémios e recompensas dos quatro melhores "Planos de Compensações" utilizados na indústria do MLM nos últimos cinquenta anos), não passa de uma monumental farsa. De um logro. Quando explicado superficialmente, de forma rápida, sem espaço para pensamentos racionais, tudo parece maravilhoso; quando analisado à lupa, quando feitos os cálculos, o dito plano revela-se uma tapeçaria rica em armadilhas e omissões, uma proposta fortemente desequilibrada na distribuição de recompensas e altamente lesiva para a maior parte dos membros inscritos, para além de totalmente dependente do recrutamento de novos membros como meio de atingir o sucesso anunciado. Desde ajustes de moeda abusivos e comulativos, sempre a favor da Agel (de euros para VC (1), e de VC para euros novamente, com o câmbio do dólar a servir de casca de banana), até às exigências de compras/pagamentos por forma a receber comissões, passando por uma gritante falta de clareza quanto à abrangência da cobertura dos prémios (há uma série de recompensas que nunca estarão acessíveis à maioria dos membros), o plano de compensações é uma relíquia na arte da decepção e do chupismo.

Como em qualquer outro sistema de vendas em pirâmide que se preze, na Agel o dinheiro flui ininterruptamente das camandas de baixo para as camadas de cima.

12% do total de membros inscritos ganham 70% do total recompensas monetárias
. 38% ganham os restantes 30%. 50% não ganham absolutamente nada (a não ser, claro está, que se dediquem à venda de produtos a retalho).

E isto considerando
para os cálculos apenas as Comissões de Volume de Equipa (uma das 8 formas de recompensa) , porque se utilizarmos o "bónus de alavancagem" e mais os de "carro de luxo" e de "despesas de representação", que só estão disponíveis a uma pequena percentagem de membros, o desequilíbrio será mais acentuado ainda. Muito mais. A seu tempo divulgarei os cálculos todos.

Durante as próximas mensagens, serão revelados todos os pormenores e cálculos do modelo Agel: 1) o funcionamento da rede binária, 2) o "plano de compensações", 3) algumas cláusulas "engraçadas" que figuram no contrato, 4) todos os valores que é necessário saber (como por exemplo: quanto custam os produtos Agel na realidade, e quantas pessoas é necessário ter no donwline para se começar a ganhar dinheiro), 5) eventuais omissões e armadilhas escondidas no meio da baralhada.

Toda esta informação devia, por obrigação, ser disponibilizada pela Agel. É triste que tenha de ser uma das pessoas que mais critica a empresa a ter de fazer o trabalhinho sujo. É, ao mesmo tempo, revelador da atitude comercial da empresa. No final destas explicações, espero que não restem dúvidas a ninguém quanto à ilegalidade deste negócio. A pirâmide fica claramente delineada quando revelados os valores que a mantêm de pé.

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(1) -
VC, ou Volume Comissionável, é a medida adoptada pela Agel (e também algumas outras empresas de MLM) para uniformizar os contributos que os membros fazem através da compra de produtos, quer seja por conta da encomenda inicial, quer seja por conta de encomendas mensais posteriores, necessárias para receber os prémios enunciado no plano de compensações. A entrada de um membro na rede gera 125VC (plano Básico) ou 500VC (plano Executivo), e a compra mensal de uma caixa de pacotes de gel gera 50VC ou 65VC, conforme o produto. Os Membros da rede ganham prémios segundo os cálculos efectuados ao total de VC de outros Membros que lhes estejam abaixo. Mais clarificações sobre este assunto nas mensagens seguintes.

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