terça-feira, 20 de novembro de 2007

O Sinal dos Quatro

Quatro sintomas de Intrujice - "É elementar, meu caro Watson!"

Há várias maneiras de apanhar um esquema de pirâmides fraudulento, por mais encoberto que esteja, por mais nomes que lhe dêem, por mais vezes que berrem e afirmem: "Este não é um esquema de Pirâmides, é um negócio de Marketing de Rede legítimo." (aliás, quando ouvimos este chavão, é logo caso para desconfiar).

Apresento de seguida alguns possíveis medidores para o "Grau de Intrujice" (GI) de um negócio de Marketing Multinível.


1) O tipo de publicidade utilizada pela empresa mãe e seus associados

2) O plano de pagamentos exigido aos novos membros

3) O método de cálculo de comissões e a sua ligação às vendas do produto

4) As garantias apresentadas em caso de falência do negócio


Assim por alto:

Os números 1) e 2) serão, creio, os de mais fácil medição, bastando olhar ora para os vídeos, apresentações, e de um modo geral para todas as fabricações de marketing que a empresa nos coloca à frente, no caso do primeiro ponto, ora para a nossa conta bancária, no caso do segundo ponto.

A Agel oferece, sem nada prometer, mundos e fundos a quem entrar na rede. Basta que para isso sigam um determinado "Plano de Negócio" proposto. Esse plano de negócio pressupões, antes de tudo o resto, a necessidade de recrutarem mais membros para, numa primeira fase pagarem as vossas despesas, numa segunda fase construirem a vossa base de lucro e de "rendimento residual perpétuo". Para vos convencer a entrar na rede, a Agel vai dizer que a vossa vida é uma armadilha, que a sociedade, tal como está organizada, foi feita para vos fazer falhar, e que a mera aceitação passiva destes facto vos torna uns perdedores. Depois vai anunciar que o sistema Agel é a salvação possível, acenando com carros de luxo e com viagens a ilhas paradisíacas. Contudo, em mais de 90% dos casos, as pessoas vão perder o seu dinheiro. Esta parte eles não explicam - é matematicamente impossível que haja dinheiro para pagar a toda a gente.

Aos novos membros, e para além do pagamento inicial, não é exigido nada de muito dispendioso (têm de fazer uma encomenda mínima de 3 em 3 meses). Contudo, é incentivada a compra mensal de 2 caixas de produtos (ou até mesmo de 4), num valor equivalente a 130€, com o pressuposto de que o sistema funciona melhor dessa forma, de que é um investimento em vocês próprios, e de que devem de igual forma, consumir o gel. A verdade é que se as hierarquias no fundo da rede estiverem a encomendar grandes quantidades de produtos, as de cima recebem lucros milionários. Sem mexerem uma palha. Este é o pressuposto do esquema Agel.

O número 3) é o que exige maior concentração. Não é muito evidente a linha que separa a honestidade da pilantragem, e não é certamente o facto de haver dinheiro a entrar para a conta de algumas pessoas um comprovativo de santidade da empresa. Normalmente, quando há efectivamente um negócio de venda de produtos a terceiros, quando o interesse dos membros da rede é serem mesmo distribuidores, em vez que recrutarem pura e simplesmente pessoas, o negócio é legítimo. Caso contrário... é de desconfiar, no mínimo. FACTO: num negócio construido apenas à base de recrutamento e auto-consumo, as hierarquias de baixo ficam sempre a perder dinheiro.

O número 4), por evidente desejo de omissão no que respeita à apresentação de esclarecimentos sobre o negócio por parte da empresa, exige uma pergunta directa por parte do interessado em aderir: que tipo de garantia me dão caso o negócio não dê? Que prazos tenho para devolver os produtos caso não os consiga vender ou não os quiser consumir? Seis meses é um valor aceitável, um ano é o valor mais indicado, se o negócio for honesto. UM MÊS é quase criminoso. Mais ainda se vos tentarem convencer a ficar na rede o tempo suficiente para "expandirem" o vosso negócio.

Em futuras mensagens, proponho-me a analisar, um a um, estes quatro medidores/indicadores, mostrando como é que surgem, em concreto, no plano da Agel.

Não quero que acreditem em mim só por acreditar. Quero que façam o vosso próprio raciocínio e tirem as vossas conclusões. Afinal de contas, eu poderia estar a ser tão aldrabão como alguns senhores da Agel.

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