O Plano de Compensações - PT
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
A partir dos 2.000VC na perna mais fraca, temos o seguinte:
Entre os 2.000VC e os 3.999VC é atribuido o título de Manager ou Gestor.
Entre os 4.000VC e os 9.999VC é atribuido o título de Senior Manager ou Gestor Sénior.
Entre os 10.000VC e os 19.999VC é atribuido o título de Director.
Entre os 20.000VC e os 39.999VC é atribuido o título de Regional Director ou Director Regional.
Entre os 40.000VC e os 79.999VC é atribuido o título de Senior Director ou Director Sénior.
Entre os 80.000VC e os 149.999VC é atribuido o título de Company Director ou Director de empresa.
Entre os 150.000VC e os 249.999VC é atribuido o título de Diamond Director ou Director Diamante.
Entre os 250.000VC e os 499.999VC é atribuido o título de Double Diamond Director ou Duplo Director Diamante.
Entre os 500.000VC e os 999.999VC é atribuido o título de Triple Diamond Director ou Triplo Director Diamante.
Para 1.000.000VC e acima é atribuido o título de Quadruple Diamond Director ou Quádruplo Director Diamante.
Na prática, estas categorias todas vão ser preenchidas por uma parca quantidade de Membros. A grande maioria de inscritos, cerca de 98%, irão ocupar os lugares mais abaixo, as que não têm designação específica.
Como resumo dos prémios no plano de compensações, temos o seguinte:
1 - Vendas a Retalho - Consiste em vender a terceiros os produtos que foram adquirido à Agel. É uma venda directa normal ("fora dos locais tradicionais de comércio"). O distribuidor ganha a margem de lucro entre o que pagou à Agel e o que recebeu do cliente.
Acessível a todos os membros, e não são necessárias contrapartidas.
2 - Comissões de Início Rápido - é o bónus de recrutamento, trocando por palavras mais simples. Ganha-se dinheiro directamente por inscrever membros na rede. Há quem goste de dizer que é uma comissão derivada das primeiras compras feitas pelos novos membro inscritos - um jogo de palavras para evitar associações à palavra "pirâmide", mas que não serve para esconder a realidade.
Acessível a todos os Membros. Para receber o bónus, um Membro tem de ter encomendado uma caixa de produto nesse mês.
3 - Bónus Executivo - 3% do total de VC gerados pela rede Agel no mundo todo, no mês anterior, é dividido em proporções ponderadas por todos os Membros que se tiverem inscrito no plano Executivo. Não há maneira de saber ao certo quanto vale este prémio mensalmente. É imprevisível.
Acessível apenas aos membros que sejam Executivos e que tenham conseguido fazer crescer a perna mais curta em pelo menos 1000VC nesse mês. Cada 1000VC de crescimento dá direito a uma "acção". A partir dos 40.000VC na perna mais fraca, este bónus desaparece.
4 e 5 - Bónus para carro de luxo e Bónus para despesas de representação - A partir do nível "Director Sénior", a Agel paga uma recompensa mensal, que começa nos 500$ e pode ir a até aos 3.000$ (conforme o nível do Membro), para ajudar na suposta compra de um carro de luxo. Este bónus é repetido tal e qual para o bónus de despesas de representação. Como não há qualquer distinção prática entre os dois, estes bónus formam um só (foram divididos para poderem parecer dois) - podemos dizer que a partir de Director Senior, os Membros têm 1.000$ por mês à disposição para fazerem o que lhe der na gana.
Cada um destes bónus exige que o Membro seja Director Sénior e que encomende 2 caixas de produtos nesse mês. Apenas 0,2% do total de inscritos terá alguma vez acesso a este prémio (não leram mal: é mesmo zero vírgula dois porcento do total de inscritos...).
6 - Retiro Anual para administração - Mais um bónus impossível de contabilizar monetariamente. Todos os anos a Agel contribui com dinheiro para que todos os Membros acima de Director Sénior se juntem num encontro Agel, apenas para hierarquias de topo.
À semelhança dos prémios de carro de luxo e de despesas de representação, apenas 0,2% de todos os Membros terá alguma vez acesso a este bónus. Adicionalmente, para o receber, o Membro tem de se ter qualificado como Director Sénior durante pelo menos três meses no ano.
7 - Comissões de Volume de Equipa - Cada Membro ganha, todos os meses, 10% do Volume Comissionável gerado pelas pessoas na sua perna mais fraca. Por outras palavras, 10% sobre as compras que todas as pessoas colocadas abaixo de si, na perna com menos volume, tiverem feito em conjunto.
Acessível a todos os Membros que tenham recrutado directamente alguém e que tenham pelos menos uma pessoa a fazer uma encomenda na perna mais fraca. Para receber o bónus, um Membro tem de ter encomendado uma caixa de produto nesse mês. (pelo menos 50% do total de pessoas inscritas na rede NUNCA ganhará um tostão deste bónus).
8 - Bónus de correspondência equilibrada (a.k.a. " de alavancagem") - De longe o bónus mais apetecido, e o que mais directamente está relacionado com o recrutamento de pessoas para a rede (fora o bónus de recrutamento). Acima do nível de Gestor, este bónus recompensa cada Membro com uma percentagem dos valores ganhos no bónus de "Comissões de Volume de equipa" (ver ponto 7) pelos filhos, netos, bisnetos e etc, desse Membro. Quanto mais pessoas esse Membro tiver recrutado para a rede mais o efeito multiplicador/alavanca se fará sentir. Quanto mais para cima for a categoria hierárquica do Membro, mais gerações abaixo contribuirão para o cálculo do bónus.
Este bónus exige a encomenda de 2 caixas de produto por mês (e obviamente exige pelo menos a existência de alguém recrutado directamente - um filho). Apenas 1,5% de todos os Membros Inscritos na rede terá alguma vez acesso a este prémio.
-EDIT - Junho/08 - Este bónus sofreu alterações recentes na abrangência e volume de pagamentos. Muito por alto, os níveis de Manager e Senior Manager foram excluídos do bónus - e passamos a ter 0,4% de acesso, contra os 1,5% originais, E quase todas as margens de cálculo foram "suavizadas" para valores inferiores... (e faz-se então a seguinte pergunta: será que estas alterações são aplicadas a todos os membros, incluindo quem já está a usufruir destes bónus, ou é só para aqueles que entrarem daqui para a frente na Agel?). - END EDIT
MAGNÍFICO, SEM DÚVIDA.
Os cálculos dos valores para as percentagens de "acessibilidade" aos prémios serão revelados no final destes série de artigos. Há muita coisa que tem de ser explicada antes disso.
Analisemos estas "8 formas de ganhar dinheiro"mais à lupa...
De todas as maneiras de ganhar dinheiro enunciadas no “Plano de Compensações” Agel, esta é única que honra o compromisso da Venda Directa - um canal de distribuição de produtos entre empresas e consumidores finais, fora dos locais de comércio tradicional, através de uma rede de vendedores independentes, que servem de únicos intermediários no negócio -, e é também a maneira legítima de conduzir o negócio (“interesse em vender”, em vez de “interesse em recrutar”).
Um Membro da rede pode vender os produtos que compra à Agel a terceiros fora da rede, o chamado “público”, ou cliente final. A margem que conseguir garantir entre o preço de compra e o preço de venda será o seu lucro bruto.

Apesar de ser esta a forma principal de poder legitimar todo o negócio da empresa, quase nenhum Membro opta por esta forma de rendimento. Entende-se porquê. Por um lado, os preços dos produtos são proibitivos face às alternativas que há no mercado tradicional e, por outro, qualquer outra das formas de rendimento do Plano de Compensações é muito mais atractiva, rentável, e fácil de colocar em prática – tudo começa pelo recrutamento de outras pessoas para a rede. Por melhor que o produto possa ser ou parecer, é complicado convencer uma pessoa a comprá-lo sem que haja uma contrapartida por trás que não seja a do simples consumo. É sempre mais fácil incentivar uma pessoa a entrar na rede do que tentar vender-lhe um produto de que ela não precisa na maior parte dos casos.
Por outro lado, e mais importante ainda em termos de impacto sobre as expectativas do negócio e incentivo à adesão, a Agel é apresentada aos novos membros como uma rede onde "não tem de se vender nada". As pessoas entram na rede já com essa ideia na cabeça - e é bem provável que entrem precisamente por causa dessa "possibilidade". Apenas é necessário ir comprando os produtos e ir ganhando com as compras do downline. A imagem seguinte mostra um exemplo, de entre muitos que recolhi na Internet...
Em substituição/complemento desta forma de Venda Directa, a Agel propõe uma outra (também perfeitamente legítima): a inscrição de “clientes preferenciais” na rede, uma situação que não é apresentado por escrito neste “Plano de Compensações”, não sei bem por que razão.
Os clientes preferenciais são inscritos na rede da Agel quase como se de membros se tratassem, por forma a poderem encomendar os produtos directamente à empresa da forma que lhes for mais conveniente, inclusivamente em “autoship” (um procedimento automático de envio mensal). Contudo, um cliente preferencial não tem acesso a nenhum dos prémios deste “Plano de Compensações” e não pode recrutar novos Membros ou clientes preferências - a sua única hipótese é mesmo comprar produtos.
No "esquema das bolas", os clientes preferenciais aparecem representados de cada lado do membro que os inscreve.

Randy Gage desaconselha as vendas a retalho na sua apresentação (em detrimento da opção "cliente preferencial") mesmo que a situação esteja prevista no contrato, alínea 8.4, como sendo a maneira principal para os novos Membros ganharem dinheiro. Isto deve-se, creio, ao facto de uma encomenda feita por um cliente preferencial gerar uma injecção de VC na rede, tal como sucede com as encomendas de Membros, possibilitando assim o ganho de comissões de venda não só por parte de quem inscreveu o cliente, mas também por parte do upline.

No próximo artigo focarei mais "maneiras de ganhar dinheiro"...