quinta-feira, 6 de março de 2008

AGEL GO HOME

"Ser honesto não é só ser bem falante"
Sérgio Godinho em "Cuidado com as imitações (Casimiro)"

"Fraude" - segundo a definição do dicionário online Priberam
do Lat. fraude

s. f.,
dolo;

burla;

engano;

logro;

contrabando.


Porque é que eu acho que o negócio Agel é fraudulento e obscuro

Uma trapaça, uma falcatrua, uma intrujice, uma parada onde o Rei vai nu e a mole vai despida

Porque é que eu jamais me juntaria a este negócio, mesmo que me fizesse "ficar rico"


És um frustrado, uma pessoa sem visão estratégica, nunca sairás da tua vidinha miserável e do teu emprego de merda. Acabaste de renunciar à tua única boa oportunidade para subires na vida, para obteres fama, sucesso, prestígio e dinheiro, e tudo de modo tão fácil, tão simples - tudo com ajuda dos teus amigos, destes que te apresentaram tudo aquilo que vês à tua frente. Olha à tua volta, vê os casos de sucesso. Será que não enxergas? Aquele ali, cinco meses, setenta e cinco mil euros por mês, o outro ao lado, o irmão, está mesmo no patamar abaixo baixo dele. Pessoas normais, ricas em pouco tempo, só tiveram de seguir o esquema. É mau? Vês alguma coisa de errado nisto tudo? Onde está a ilegalidade? Presente em quarenta e tal países por todo o mundo, o crescimento mais rápido de toda a indústria do MLM - isto não te diz nada? E então? Como vai ser? És um falhado ou és alguém que agarra as oportunidades? Vai para casa, pensa no assunto. Amanhã ligo-te novamente. Pode ser que a noite de sono te meta algum juizo na cabeça. Pergunta a quem quiseres, é tudo lícito. Em três meses estás a ganhar dinheiro, e ao fim de um ano estás conduzir um 911.

É assim na Agel. É assim, ao que parece, em todas as empresas fraudulentas que andam por aí, MLM ou não, Pirâmides ou não. A oportunidade parece sempre muito boa: há reuniões em sítios de prestígio, em hotéis de luxo, em associações comerciais; há pessoas engravatadas, há advogados e nutricionistas para desacreditarem os mais cépticos, há uma fossa céptica a céu aberto, perfumada com Channel nº5 e tratada a vitaminas anti-oxidantes. Tratam-nos como reis nas apresentações, mas se recusamos a oferta, se colocamos uma dúvida mais difícil que seja, se obstamos por razões de consciência, o caso muda logo de figura. Quando deixamos de ser potenciais interessados no negócio passamos a potenciais problemas - pessoas que difamam aquilo que não conhecem. E como poderiam conhecer? Nunca participaram nele, não têm conhecimentos concretos sobre o mesmo, não têm bases sustentadas para criticar o que quer que seja. Tudo dor de cotovelo. Pessoas roídas por verem os outros a subir na vida à custa de um negócio ao qual renunciaram. A fronteira ente uma pessoa de sucesso e um pobre de espírito decide-se por uma assinatura num papel.

Um negócio "solidário", uma rede simbiótica, uma das 100 ideias do séc. XX, um plano que devolve dinheiro aos consumidores como forma de agradecimento pela escolha que fizeram, uma forma de distribuição revolucionária, o futuro de toda a indústria do comércio - um dia acabaram-se as lojas, nem os hipermercados vão resistir - os grandes empresários já estão a aderir à moda e por alguma razão é. E tu? Na tua empresa alguma vez sonhaste ganhar mais que o teu patrão? É esse o poder negocial do MLM.

Uma mentira. Uma rede parasitária a fingir-se de simbiose. Um negócio entre aspas. Em muitos casos uma pirâmide disfarçada de MLM. Uma empresa que se esconde por detrás da respeitosa e bem intencionada indústria da saúde. Um esquema onde, para se obter sucesso, se tem que recrutar outras pessoas, um esquema que não respeita nem implementa o conceito de "Vendas Directas" que tanto gosta de apregoar, que mente com quantos dentes tem na boca e com quantos mais há espalhados pelas bocas dos seus membros, que omite informações e distorce a verdade para levar a cabo os seus intentos. Um negócio onde a matemática prova que 90% dos inscritos nunca vão conseguir qualquer lucro, 5% vão conseguir pagar as despesas, e os restantes 5% vão ficar milionários (à custa das despesas de todos os outros).




Sem comentários: