segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Eles andam aí!

O Início de uma nova etapa...


"Eles" podem ser qualquer um. "Eles" podem ser o seu vizinho da frente; "eles" podem ser primos ou tias, irmãos ou cunhados, maridos ou sogras; "eles" podem ser seus colegas de trabalho; "eles" podem ser indivíduos que estão a almoçar na mesa ao nosso lado no restaurante da esquina; "eles" podem ser os amigalhaços dos copos; "eles" podem ser quase tudo. "Eles" confundem-se com o cidadão normal, com o cidadão honesto e respeitador dos direitos dos outros; "eles" escondem-se por detrás da fachada do cinismo e da hipocrisia. "Eles" são, na maior parte dos casos, as pessoas em quem mais confiamos.

Eles vivem!

"Eles" são Agel.

"Eles" podem entrar em contacto consigo por telefone, dizendo que provavelmente já não nos lembramos "deles", mas que andaram connosco no liceu, que fomos colegas de turma, que já há muito tempo que não falamos, e que resolveram contactar-nos para saber como é que estamos, como é que isso vai, como estão mulher e filhos.

"Eles", assim como quem não quer a coisa, perguntam-nos depois se estamos interessados em aderir a um negócio novo que anda aí, uma coisa moderna, totalmente segura, que exige pouco trabalho, dá altos lucros, e até dá saúde, se gostarmos do produto. É o início de uma nova etapa na nossa vida, afirmam com entusiasmo.

"Eles" arrancam-nos um almoço para o dia seguinte, para "nos vermos outra vez", e para poderem falar do tal negócio como deve ser, porque "assim pelo telefone não dá muito jeito", são muitas explicações, e algumas contas à mistura.

"Nóses" desligamos o telefone e ficamos então a pensar, com alguma apreensão, qua raio de coisa nos quererá impingir aquele gajo, mas que mais vale em todo o caso ouvir, pode ser que interesse, nunca se sabe...

(continua...)


* pormenor do cartaz promocional do filme "They Live!" de John Carpenter

Sem comentários: