terça-feira, 29 de abril de 2008

Cheating in Brasil

Anvisa fecha site de distribuidor Agel no Brasil

Depois de repetidos avisos a respeito da divulgação ilegal dos produtos da Agel no Brasil, por carecerem da devida autorização para serem comercializados no país, a Anvisa decidiu actuar no "terreno" e fechou o site de um distribuidor Agel ( www.agelnobrasil.net ).

Texto disponível para consulta aqui.

É do conhecimento público, para quem tem acompanhado o "fenómeno" de expansão desta empresa, que o mercado no Brasil já anda a ser anunciado para abertura há largos meses, mas que por motivos não especificados, essa abertura tem vindo a ser adiada de mês para mês. Neste momento fala-se em Junho, em Julho, e também em Setembro.

É provável, naturalmente, que estes adiamentos tenham que ver com a Anvisa. Seria suicida abrir no Brasil sem a devida autorização da entidade responsável pela aprovação dos produtos. Ao contrário de Portugal, para qualquer produto alimentar ser comercializado no Brasil, a Anvisa tem de o analisar, por forma a garantir que não representa qualquer ameaça à saúde pública.


Cheating in
Brazil (Hush-Hush)


É também do aparente conhecimento público que está em curso um processo qualquer de pré-recrutamento de membros no Brasil. É uma opção que aparece visível nalguns sites de distribuidores (como por exemplo esse ), e que é abertamente divulgado em certas comunidades Agel (como por exemplo a do Orkut).

Ora, para este processo de pré-recrutamento funcionar na prática, ele tem de estar suportado por um sistema informático central, onde são inseridas todas as candidaturas. De outro modo, como assegurar a correcta e justa distribuição de lugares na rede? ONDE estarão estas candidaturas a ser inseridas? O que se está a passar na realidade com a Agel e com o Brasil?

É simples: há uma pirâmide em expansão, apostada em rapidamente desenvolver uma rede, sem haver a respectiva movimentação de produtos. Há a utilização do back-office da Agel para inscrever membros. E há uma certa pressa em assegurar o recrutamento do maior número de membros ANTES que o mercado abra oficialmente, ou seja, antes que o resto do mundo todo entre a matar, diminuindo as hipóteses de sucesso à medida que o mercado satura. Não sei bem ao certo como se processa todo o mecanismo, mas através das conversas mantidas em duas comunidades do Orkut (essa e essa), é possível inferir algumas suspeitas:

Suspeita1 - Há brasileiros a recrutarem outros brasileiros para a rede.

Suspeita 2 - As inscrições para o Brasil já estão em curso há alguns meses, e são processadas no Back-Office oficial, acessível através do site principal da Agel.

Suspeita 3 - Há brasileiros com acesso ao Back-Office (num determinado post, entretanto já apagado, era mencionada uma ferramenta chamada "Flash Tree-view").

Suspeita 4 - Para contornar o problema da opção "Brasil" não disponível com país de origem no Back-Office, os membros eram recrutados como pertencentes a outros países. Neste momento é possível que já exista "Brasil" nas opções.

Suspeita 5 - Há uma certa preocupação por parte da Agel em negar que esteja a haver qualquer desenvolvimento da rede por vias travessas, embora seja evidente que a empresa está ao corrente da situação.

Suspeita 6: Os bónus derivados da adesão de novos membros, vulgo "comissões de início rápido", estão a ser pagos aos recrutadores. É a chamada pré-pirâmide a trabalhar a todo o gás...

Suspeita 7: Os produtos já estão a ser vendidos a "clientes preferenciais", que os encomendam directamente a partir do site Agel, servindo este processo para contornar a proibição imposta pela Anvisa. Os membros Agel que inscreveram esses "clientes preferenciais", assim com parte do upline, poderão estar a receber comissões efectivas sobre vendas, nesse caso em clara situação de ilegalidade.

Eis algumas citações de mensagens para ajudar a demonstrar a situação:

Colocada por "Ricardo Guimarães" na comunidade Orkut "Analise Marketing de Rede", tópico dedicado à Agel, dia 26/02/2008

"Ainda não disponível no Brasil

A Agel, em seus 2 anos de existência, atua em cerca de 40 países, mas infelizmente o Brasil ainda não faz parte desta lista. Isso porque os produtos da Agel aguardam a aprovação da Anvisa. Tão logo os produtos sejam aprovados, a empresa poder
á programar o início das atividades aqui. Até lá, por restrições legais, seus produtos não podem ser promovidos no Brasil.

Contudo, distribuidores já cadastrados na Agel no exterior, podem atuar em espaços como esse no debate sobre a empresa, mas não devem listar os produtos e suas propriedades funcionais. Também não é permitido a promoção dos produtos em websites.

Esses distribuidores antecipam-se à futura abertura e constroem suas redes através do cadastramento da equipe em endereço no exterior. Por determinação da própria Agel, os produtos não devem ser enviados ao Brasil, sob pena de descredenciamento do distribuidor. Assim, o mais sensato é o que promovo com minha equipe, efetuando apenas a inscrição no valor de U$ 37,80 que compra o direito de distribuição, mas não gera nenhuma remuneração associada a isso, visto que não há movimentação de produtos (ainda).

Não é possível determinar a data de abertura e quais os produtos estarão disponíveis. Sabemos de fontes seguras que o Brasil é uma das prioridades da Agel, visto que surpreendentemente Portugal ocupou a primeira posição do ranking nos países onde a Agel está presente. Em uma recente reunião, Randy Gage anunciando o crescimento em Portugal brincou desafiando os distribuidores americanos: "Tenho uma boa notícia. Os EUA está aberto".

Sabemos que os materiais da Agel já estão sendo traduzidos para o Português por conta desse surpreendente e benéfico resultado.

Tenho metas estabelecidas com o Randy Gage. Uma vez cumpridas e ocorrendo a abertura do país, teremos a presença desse ícone que clama ser o mentor dos mais bem pagos profissionais de MMN em diversas organizações nos EUA.

A oportunidade está aí agora e para o futuro, dependendo de quando (e se) você quiser se posicionar.

Sucesso"

---

Colocada por "Daniel Melo" na comunidade Orkut "Marketing de Rede Profissional", tópico dedicado à Agel, dia 22/03/2008

"Notícia BOMBA !

Brasil já aparece no site da AGEL"

---

Colocada por "Jacob Paulsen" na comunidade Orkut "Marketing de Rede Profissional", tópico dedicado à Agel, dia 25/03/2008

"Cuidado com aquilo que fala

Pessoal Eu Sou Jacob Paulsen diretor regional no Agel. Eu moro em Provo Utah ao lado da sede de Agel. Eu tenho participado em toda a obra de lancar o brasil. Em dia em dia eu falo com Glen Jensen, Craig Bradly, Zach Bradly, Dennis Tenney e outros em respeito da abuertura. Muitas das anuncios aqui nesse comunidade sao erradas. Agel nao vai abrir em Abril e nao vai aceitar pre-cadastros em brasil e nemhum outro mercado. Um cadastro official ou pre-cadastro de qualquer tipo nao vai ser aceitado pela empresa ate o lancamento offiicial no mercado. Agora tudo esta paracendo que a abuerta sera em Junho.

Entende bem que cada vez que agente fala algo da empresa que nao e estamos destruindo a credibilidade da empresa. Cuidado muito com aquilo que fala.

Obrigado Pessoal. Eu Sou Agel!!!

Jacob Paulsen"

---

Colocada por "Nathanyel" na comunidade Orkut "Marketing de Rede Profissional", tópico dedicado à Agel, dia 05/04/2008

"Também estou cadastrado e ancioso pra entrada dela no Brasil."

---

Colocada no site da "Industria da Decepção?", dia 10/04/2008, pelo Sr. Daniel Mendonça (proprietário do site http://www.agelteambr.com/ )

"Caros amigos o Brasil é o 4 pais, mas bem sucedido nesse mercado de mmn, em 2005 gerou, mas de R$12 bilhões, e existe muita gente que tinha uma vida qualquer e hoje pode ser dizerem que é rica que geraram fortunas com o mmn, porem você entra em um negocio como este sabendo de tudo o que acontece, e digo mais como todos negócios tem seus riscos, e eu creio que este seja um que tenha menor investimento e maior possibilidade de gerar riqueza. e quanto a o fato de pessoas terem gastado dotas as suas economias e se frustraram, e algo lamentável mesmo, mas é um risco que todos correm em tomar uma atitude como de tentar gerar o pró pio negocio, como poderia ter perdido todas as suas economias em uma lanchonete etc., mas eu vou ser bem sincero a respeito do mmn, eu era um pessoa que tinha a mesmo opinião sobre o mmn achava que era uma pirâmide, e que só quem era o primeiro ganhava, mas hoje com um executivo da agel eu vejo uma possibilidade de mudar de vida, pois sou um militar que ganha R$1.200,00 por mês e mal consigo viver e na agel com apenas uma semana de trabalho estou com um cheque de U$800,00, isso esta me proporcionado uma mudança de vida futura."

----

Colocada por "Jorge Volotão" na comunidade Orkut "Marketing de Rede Profissional", tópico dedicado à Agel, dia 15/04/2008

"Já paguei U$37.10 e ja veio na minha fatura do meu MegaBonus desse mes.
Já vesti a camisa da Agel.
Que venha a PRIMAVERA então!!!"

---

Colocada por "Wanderley" na comunidade Orkut "Marketing de Rede Profissional", tópico dedicado à Agel, dia 15/04/2008

"Estou fazendo ANIVERSARIO na Agel .

Completo um ano HOJE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

15 DE ABRIL DE 2007

Eu sou Agel!!!"

----

Colocada por "Adalberto Dalindo", no site da "Industria da Decepção?", dia 02/05/2008, no tópico dedicado ao fecho de um site Agel pela Anvisa.

"Quem fez essa denúncia, mostruo ser totalmente leigo quanto o funcionamento do sistema de distribuição da agel.
Através de indicações de amigos médicos, que residem nos EUA, procurei os produtos para comprar, e descobri que eles não são vendidos diretamente pelos distribuidores.
Por indicação, contatei um associado Agel, que me cadastrou gratuitamente no site da empresa, e através deste site pude encomendar os produtos que desejava, pagando com cartão de crédito.
A entrega se deu através da DHL, por vias formais e legais, com abertura das caixas pela Receita Federal, bem como, com fiscalização da ANVISA, cujos técnicos fizeram o fechamento das mesmas caixas, depois de vistotiadas, com uma fita gravada ANVISA.
Os produtos já estão autorizados para o consumo pessoal aqui no Brasil.
O sistema Agel não é venda direta, e quem acha que vai ganhar dinheiro vendendo o produto via sites de leilão, ou lojas eletrônicas, vai quebrara a cara, pois qualquer um pode comprar direto da empresa, por um preço único a todos, bastando para isso solicitar a um associado que o cadastre gratuitamente na empresa. NÃO É VENDA DIRETA!
Quanto aos produtos, não tenho dúvidas, pois quem me recomedou o consumo não é cadastrado na Agel, mas si, um renomado médico de uma empresa de pequisa e desenvolvimento de medicamentos dos EUA, e assima de tudo, um grande amigo de infância."

---


Muitas mais mensagens e citações haveria a colocar neste espaço. Infelizmente, e depois da actuação da Anvisa, alguns comentários foram prontamente apagados ou retirados do ar.

Para quem pensava que o Brasil iria ser território virgem, uma eventual prancha de salvação para safar um negócio que tarda em descolar cá por Portugal (ainda para mais sendo coisa ilegal), desenganem-se. E tirem as vossas conclusões acerca do que se está realmente a passar...


1 comentário:

Pedro Menard disse...

- Edit -

As duas comunidades Orkut que eu mencionei na mensagem sofreram alterações radicais logo após a publicação da mesma:

A "Marketing de Rede Profissional" passou a ser de conteúdo exclusivo para membros. Por outras palavras só quem for aceite pelos moderadores ou administradores é que pode VER os comentários lá colocados. Não era assim há dois dias atrás...

A "Investiga Marketing de Rede", mudou de nome (para "Membro do Mês") e apagou a quase totalidade de mensagens disponíveis, incluindo a totalidade da thread "Agel".

Interessante, esta atitude... e reveladora...

Cumprimentos.